Se ainda não usa o Google Analytics, saiba aqui como deve usar.
Se trata o Google Analytics por tu, saiba aqui o que vai mudar.
O Google Analytics (GA) é uma ferramenta gratuita de análise de dados oferecida pelo Google. Permite que os proprietários de sites e aplicações móveis reúnem e analisem dados sobre o comportamento dos utilizadores, tais como quantas pessoas visitam o site, de onde vêm, quais as páginas que visitam, quanto tempo passam no site e o que fazem lá – as suas ações.
Sandra Caravana
– Copywriter –
Se ainda não usa o Google Analytics, saiba aqui como deve usar.
Se trata o Google Analytics por tu, saiba aqui o que vai mudar.
O Google Analytics (GA) é uma ferramenta gratuita de análise de dados oferecida pelo Google. Permite que os proprietários de sites e aplicações móveis reúnem e analisem dados sobre o comportamento dos utilizadores, tais como quantas pessoas visitam o site, de onde vêm, quais as páginas que visitam, quanto tempo passam no site e o que fazem lá – as suas ações.
Estas informações são valiosas para as empresas e profissionais de marketing digital, pois permitem entender melhor como os utilizadores interagem com o site e como otimizar a experiência do consumidor. O Google Analytics é amplamente utilizado em todo o mundo e é uma das ferramentas mais populares de análise de dados da web.
Mas se tem um site, já sabe disto.
Além do Google Analytics, os proprietários de sites têm acesso, pelo Google e de forma gratuita, ao Google My Business, Google Tag Manager e Google Optimize.
Se tem site com esta análise de dados, deve estar familiarizado com o termo Universal Analytics (UA), a versão que, neste momento, está ativa.
Por que razão é tão importante ter conta no UA?
Para poder anunciar e estar presente nas SERP’s: Search Engine Results Page, ou seja, página de resultados do motor de pesquisa, como o Google, Bing ou Yahoo – sendo o Google a estrela deste artigo, pois é o mecanismo de pesquisa mais usado, sendo responsável por 94% de todo o tráfego orgânico na internet.
Google é sinónimo de site de pesquisa/busca.
Fonte: TechRepublic
Se o seu site vende algum produto ou serviço, deverá ter conta no Google Analytics. Aqui estão 5 razões para ter conta no Google Analytics:
- Controlar o tráfego do seu site: número de visitantes, páginas visualizadas, duração da visita e origem do tráfego.
- Identificar o desempenho do conteúdo: aquele blog post resultou? Saiba através do Google Analytics.
- Melhorar a eficácia do marketing: quais campanhas estão a gerar mais tráfego e conversões.
- Identificar problemas técnicos: como páginas que carregam lentamente ou erros de rastreamento.
- Acompanhar as metas do site: como conversões, vendas ou inscrições em newsletter.
Para começar a trabalhar no UA, basta ter conta no Gmail e seguir os passos aqui. Será criado um código que deverá ser introduzido no plugin do seu site ou através do Gestor de Etiquetas do Google. Caso tenha tido o apoio de uma agência de marketing ou programador na criação do seu site, poderá pedir auxílio.
Se este é o seu caso, se vai agora começar esta jornada, já terá acesso a uma interface de trabalho similar ao que irá ser lançado em julho: o novo GA4: Google Analytics 4.
Fonte: WeAnswer
O Google criou uma nova ferramenta: GA4. É mais do que uma atualização. Não é só tornar a análise mais intuitiva, com uma interface mais futurista (nem é o caso), com menos menus e relatórios pré-fabricados em comparação com o UA. É criar mais ferramentas de análise das métricas e KPI’s relevantes para o seu negócio.
O que muda no GA para se tornar a referência de análise do futuro:
- Relatórios em tempo real, darão um retrato completo do comportamento dos utilizadores, no momento em que ele ocorre, sempre preservando a privacidade. Críticos dirão que esta funcionalidade mais sofisticada aumentará a lentidão do site.
- Com o aumento das preocupações com a privacidade, o GA4 foi desenhado para ser mais compatível com as leis de privacidade.
- A nova experiência da página principal é personalizada para os clientes. Por defeito, o painel principal assume algumas métricas – destaca as principais tendências de resultados, comportamentos em tempo real e os relatórios mais visualizados – mas pode ser personalizado.
- Integrações e soluções que impulsionam o ROI: poderá ver os resultados das campanhas no seu site e na aplicação do seu negócio.
ATENÇÃO:
Se tem conta no Universal Analytics, precisa de migrar para o GA4.
O que analisamos no Google Analytics?
Métricas.
Mas o que são métricas?
Fonte: Pexels
Não, não é tão complicado como a bolsa de valores de Nova Iorque.
As métricas ajudam-nos a tomar decisões com base em dados reais, entender o comportamento dos utilizadores, analisar e otimizar investimentos, analisar e prever tendências e definir objetivos. Há uma estratégia de métricas e KPI’s. Vejamos o seguinte cenário:
Uma sala. Um bolo. Dois rapazes. O António comeu o bolo todo. O Joaquim não comeu bolo nenhum. Em média, cada pessoa presente na sala comeu meio bolo.
Numa métrica real, sabemos que o António foi para casa satisfeito e o Joaquim cheio de fome.
Por que razão investiu na construção de um site? Quer visitas? Impressões? Clicks? Ou será vendas? Conversões e leads?
As métricas escolhidas podem depender do tipo de negócio: B2B ou B2C (há muitos outros, mas estes são os dois mais comuns). Qual é a grande diferença? O público-alvo, o que transforma todas as ações do negócio. B2B vende para empresas, enquanto que B2C vende para consumidores finais. O que significa que B2B tem um ciclo de vendas mais complexo e demora mais a fechar uma venda. Em conclusão: as métricas prioritárias irão ser diferentes, tal como o funil de vendas.
Fonte: Neil Patel
A grande vantagem de ter presença digital é a possibilidade de analisar tudo. TUDO.
Pense na rua com mais comércio tradicional na sua cidade. No próximo dia soalheiro, faça umas visitas às lojas dessa rua. De certo, irá reparar que na entrada de cada loja existem umas barras, junto à porta, que reconhecerá como detetores de alarmes: tocam, ruidosamente, se se aproximar delas com um artigo alarmado. Mas esta não é a sua única função: estas barras servem como contadores de pessoas. Sim, quando vê alguém a baixar-se para entrar numa loja, é para que a sua entrada não seja contabilizada, com o objetivo de não estragar a média de visitantes-consumidores. Mas no digital, não se enganam contadores.
O GA permite-lhe ver e analisar toda a jornada do consumidor.
Há diferenças de métricas entre o Universal Analytics e o GA4? O Google explica:
UTILIZADORES
No Universal Analytics, existem duas métricas do utilizador: Total de utilizadores e Novos utilizadores. No Google Analytics 4, existem três métricas do utilizador: Total de utilizadores, Utilizadores ativos e Novos utilizadores.
No GA4, a métrica principal será a que Utilizadores ativos: quando utilizador que tenha uma sessão com interação. Esta versão vai valorizar as ações nos eventos em vez das impressões. Métrica disponível para website, app Android ou App iOS.
VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA
Mantém-se tudo parecido, mas tenha em atenção que serão contabilizados visualizações em website e app.
SESSÕES
O UA utiliza o modelo de recolha de dados baseado em sessões e páginas, enquanto o GA4 concentra-se no fluxo de eventos em vez de sessões e cliques individuais. Isso significa que o GA4 oferece mais flexibilidade e profundidade.
TAXA DE REJEIÇÃO
Uma sessão com interação é uma sessão que dura 10 segundos ou mais, tem 1 ou mais eventos de conversão ou tem 2 ou mais visualizações de ecrã ou de página. Se um utilizador não tiver uma sessão com interação (ou seja, não cumpre nenhum dos critérios para uma sessão com interação), o Google Analytics contabiliza a sessão como uma rejeição.
Não sendo uma métrica simpática, é importante para quem tem site com blog: abriram a sua página e fecharam em menos de 10 segundos. O que poderá estar a prejudicar o seu desempenho: a imagem, o título?
CONTAGEM DE EVENTOS
Um evento é uma ação que um utilizador realiza no seu site ou app. Os eventos podem ser quase qualquer coisa, desde cliques em botões até compras concluídas. Cada evento é composto por um nome e um conjunto de parâmetros, que fornecem informações adicionais sobre o evento.
Ao contrário do UA, o GA4 é baseado no fluxo de eventos em vez de sessões e visualizações de páginas. Isso significa que os eventos são a base da análise no GA4 e podem ser usados para entender como os utilizadores interagem com o seu site ou app.
Fonte: Analytics Boosters
E os anúncios?
Outra grande vantagem do GA4 é sua integração com o Google Ads e outras plataformas de publicidade do Google. O GA4 permite que a sua empresa crie e use públicos-alvo mais precisos e segmentados em suas campanhas de publicidade. O GA4 oferece uma visão mais completa dos dados de conversão de anúncios, permitindo que as empresas identifiquem as campanhas que geram o melhor retorno sobre o investimento (ROI).
Tudo isto culmina numa melhor construção do seu público-alvo. Saberá quem está a visualizar o seu conteúdo, que ações fazem, sem métricas de vaidade, permitindo-lhe segmentar melhor as suas campanhas.
O Google Analytics 4 representa um avanço significativo em relação ao Universal Analytics, especialmente em termos de análise de eventos e análise de dados centrada no utilizador. O novo modelo de dados do GA4 também ajuda a lidar com a limitação da recolha de dados do UA, em que os dados de utilizadores que mudam de dispositivo ou usam diferentes navegadores não eram atribuídos à mesma pessoa.
No geral, a imagem do GA4 é mais orientada para eventos e oferece mais flexibilidade para análises personalizadas em comparação com o UA.