fbpx Skip to main content

Gabriela Polidoro Lima
– UX Designer & Content Writer –

Escrever sobre o TikTok pode ser um tanto simplista para quem não está ativo na plataforma (eu estou incluída nesse grupo). Mas desde o seu lançamento em 2017, muita coisa mudou e ele tem sido visto, cada vez mais, como uma importante (e imprescindível) ferramenta de negócio. 

Fui procurar informações sobre esse tema para poder escrever sobre o assunto e confesso que fiquei um tanto impressionada com a proporção e o alcance atingidos em tão pouco tempo.

Gabriela Polidoro Lima
– UX Designer & Content Writer –

Escrever sobre o TikTok pode ser um tanto simplista para quem não está ativo na plataforma (eu estou incluída nesse grupo). Mas desde o seu lançamento em 2017, muita coisa mudou e ele tem sido visto, cada vez mais, como uma importante (e imprescindível) ferramenta de negócio. 

Fui procurar informações sobre esse tema para poder escrever sobre o assunto e confesso que fiquei um tanto impressionada com a proporção e o alcance atingidos em tão pouco tempo.

Conhecida, no passado (ou pelos desatualizados) como “a aplicação das dancinhas bobas”, ela tem caminhado para um crescimento extraordinário desde que se tornou disponível para fora da China, o seu país de origem, em 2018. Durante a pandemia, obteve um crescimento surpreendente se tornando a aplicação com maior registro de crescimento da história. Esse posto não é para qualquer um, especialmente na altura em que vivemos onde tudo tem se tornado cada vez mais digital.

Fonte: Daily Infographic

Missão: inspirar criatividade e transmitir alegria

Simon Hofmeister, chefe de e-commerce da marca, recentemente divulgou números sobre o alcance que a plataforma tem atingido, o seu crescimento e a lacuna importante que tem preenchido entre o entretenimento e o negócio. Quando questionado sobre a missão e os valores da marca, diz que “se consideram mais uma plataforma de entretenimento do que uma rede social”. E que “ao aceder à plataforma, as pessoas procuram por entretenimento, assistir algo, e não simplesmente verificar ou confirmar alguma informação.” Além disso, o enorme sucesso e popularidade entre os mais de 1 bilhão de utilizadores vem dos conteúdos divulgados com realismo e naturalidade. “É feito para pessoas reais, por pessoas reais, sobre pessoas reais.”

Revela ainda que, trazer humanidade para o conteúdo torna a experiência mais real e conecta o espectador com muito mais rapidez e eficiência. Todo o conteúdo é pessoal, o que faz com que as pessoas sejam motivadas instantaneamente pois reconhecem-se no conteúdo e nas pessoas que o criam. Assim, falar sobre produtos e marcas torna-se algo simples e natural e é visto como algo verdadeiro e genuíno por quem o assiste. É como um “bate-papo” entre amigos, um a dar conversar ou dar dicas ao outro, de forma divertida e positiva.

Simon registrou que 73% das pessoas se sente mais positivo depois de assistir conteúdo autêntico, o que reforça os valores da marca e dão uma pista do motivo do seu estrondoso sucesso. 

TikTok For You: Real Joy

Num vídeo criado pela própria marca (veja abaixo), pode-se saber mais sobre a autenticidade do seu conteúdo através de seus próprios criadores. Ao falarem sobre o que mais gostam a respeito da plataforma, eles dizem que ali as pessoas sentem que não estão sozinhas pois criam vínculos instantâneos com os criadores de conteúdos. Todos se sentem únicos pois cada um tem a sua forma autêntica de se expressar e de comunicar. É um espaço feito por uma comunidade diversa onde há menos julgamento e mais liberdade e todos são aceitos. Além da sensação de pertencimento, sentem que o público está sempre disposto a rir, de qualquer coisa, o que deixa o processo de criação de conteúdo e divulgação muito mais fluido. 

Os pilares da marca estabelecidos pela Autenticidade, Felicidade e Alegria ficam explícitos no discurso desses criadores, como pode-se ver claramente no vídeo.

Dados divulgados pela plataforma

Para entendermos a grandiosidade do feito realizado pelo TikTok, a pesquisa Time Spent Well da Kantar+TikTok divulgou números que realmente impressionam:

 – Com apenas 4 anos de vida chegou a 3 bilhões de downloads, número alcançado pelo Facebook e Instagram em quase 10 anos;

 – A empresa criadora da aplicação, Bytedance, foi avaliada em 280 bilhões de dólares em agosto de 2021, se tornando a start-up mais valiosa do mundo;

 – Terminou 2020 como uma das 10 aplicações mais descarregadas;

 – 20,83% dos utilizadores de internet do mundo usam o TikTok enquanto 22,33% dos utilizadores de redes sociais usam ativamente e 90% dos que estão nessa plataforma acedem diariamente;

 – Atualmente a plataforma possui 1 bilhão de consumidores ativos mensalmente e mais de 1 bilhão de visualizações por dia;

 – Está disponível em mais de 155 países e em 75 diferentes idiomas;

 – Quando se trata de engagement, é líder a registrar duração média de 10,85 minutos, o dobro da segunda colocada, Pinterest, que registrou 5,06 minutos;

 – Desde junho de 2020 a plataforma permitiu a veiculação de anúncios de marcas, o que permitiu que empresas utilizassem recursos de comércio eletrônico como links de compra, desafios de hashtag e anúncios in-feed para converter likes em compras.

Enquanto um estudo realizado pela Ofcom em 2020 mostrou que 1/3 das horas que passamos acordados é gasto a assistir televisão ou conteúdo de vídeos online, a Kantar, empresa de pesquisa que desenvolveu um estudo juntamente com o TikTok revelou que 1/3 das pessoas assumiram ter diminuído as suas horas assistindo televisão ou conteúdo de streaming por causa do TikTok. Ainda, esse mesmo número diz querer ter uma experiência de compra mais atrativa e divertida, segundo a GWIconnecting the Dots, num report divulgado em 2021. Ao reunir essas informações pode-se questionar: então, por que não oferecer isso através de uma plataforma que tem o entretenimento no seu ADN?

Source: pplware

Decisão de compra

E se a aplicação se tornou muito mais do que uma segunda tela e sim um meio de oferecer uma experiência imersiva completa, fica claro que está aí uma grande oportunidade (indiscutível) de utilizá-la também como um e-commerce que, no seu modelo mais tradicional, pode até, por vezes, oferecer uma experiência monótona.

O Departamento de Pesquisa da marca divulgou que 39% dos utilizadores confessaram que a chave para a sua decisão de compra está em um conteúdo que eleva o seu espírito.

Embora o formato de vídeo não seja nenhuma novidade na internet e no comércio online, no TikTok, 40% dos utilizadores confessam que são influenciados por eles para decidir as suas compras. E aqueles que compram sobre essa influência, acabam por voltar à plataforma para criar conteúdo sobre os produtos e marcas que adquiriram. Esse movimento cria uma nova jornada de compra, muito diferente da tradicional. O famoso “boca-a-boca” tornou-se “vídeo-a-vídeo”. Comprar através de anúncios ou até de publicidade produzida por influenciadores e marcas de forma tradicional não tem espaço e nem eficiência no TikTok. 

O efeito de looping inicia-se através desses consumidores que ao navegar na plataforma descobrem produtos e marcas através de algoritmos que lhes mostram conteúdo do seu interesse, de acordo com os seus gostos e pesquisas frequentes. Ao adquirirem produtos, se a experiência foi positiva, eles criam mais conteúdo para partilhar com os seus seguidores, influenciando mais pessoas a comprar o mesmo item. E então, começa tudo de novo.

O sucesso do formato de vídeos de curta duração, divertidos e humanizados é a chave da cultura de review da plataforma que fica comprovada através da hashtag #TikTokmakemebuyit, divulgada em mais de 31 bilhões de vídeos.

Desconstruindo o formato tradicional da propaganda que pode até parecer uma intrusa quando aparece em momentos que estamos a consumir outro conteúdo sem relação nenhuma, os consumidores procuram a plataforma justamente para consumir publicidade pois, ali, ela aparece de forma divertida e os resultados acabam por aparecer de forma orgânica e natural, potencializando o ato da compra.

A fórmula secreta do TikTok é empoderar os seus utilizadores fazendo-os mudar de status ao longo de sua permanência na plataforma e no modo como interagem com ela. A dinâmica é fazer com que os consumidores se tornem ativos na comunidade e os influenciadores se tornem criadores de conteúdo através de uma mensagem conversacional e não intrusiva.

Pessoas criam comunidades ao redor das marcas e dos produtos que gostam e criam hashtags para tratar de assuntos e temas que se identificam como: comida – #foodtok, livros – #booktok ou ginásio – “gymtok”. Os conteúdos criados de forma natural e orgânica tornam simples participantes na plataforma em verdadeiros influenciadores, mesmo que não possuam um número expressivo de seguidores. Essa informação foi divulgada pela própria marca que, ao falar sobre a relevância de seu conteúdo na divulgação de um produto ou marca, obteve mais influência e consequente melhor resultado que os conteúdos produzidos pela empresa detentora da marca, com muito mais investimento em produção.

Utilizadores e conteúdo

Quando se trata do perfil dos utilizadores, há algumas mudanças desde que a aplicação se tornou disponível. A grande massa ativa ainda é o público jovem, mas uma faixa etária mais adulta tem ganhado importância, o que também aumenta o poder de conversão (adultos têm mais poder de compra). Nos últimos 18 meses, adultos aumentaram em 5 vezes a sua aderência a plataforma e estão criando conteúdo também, não apenas assistindo.

Quando tratamos de género, a predominância é das mulheres, com 59%. Quanto às faixas etárias: 28% têm até 18 anos; 35% estão na faixa etária de 19 a 29 anos; 18% têm entre 30 e 39 anos, enquanto apenas 19% possuem mais de 39 anos de idade.

Mas o que todo esse público procura ao aceder ao TikTok?  A pesquisa realizada pela Kantar+TikTok divulgou que 76% quer assistir a vídeos, 33% tem como principal atividade seguir os criadores de conteúdo e 29% veem a plataforma como uma ferramenta para aprender coisas novas. A prova disso é a hashtag #LearnonTikTok, uma das mais populares entre os utilizadores. Outra fórmula de sucesso da marca: transmitir credibilidade e conhecimento através de seu conteúdo.

O formato curto dos vídeos é outro fator responsável pelo sucesso da plataforma. A mensagem é curta, então, mesmo que não seja do interesse do utilizador, rapidamente ele pode passar para o próximo conteúdo. Loops e reproduções automáticas também facilitam o consumo e deixam a experiência mais leve e divertida, bem como a personalização. A aba For you oferece conteúdo baseado nas buscas e interesses de cada utilizador. Mesmo pessoas com interesses comuns terão abas diferentes, o que retém o público por ainda mais tempo a consumir e a entreter-se com a plataforma. Além da experiência personalizada, oferece a possibilidade de conhecer pessoas do mundo todo e diversas culturas, e tem um algoritmo mais amigável, o que permite mais engagement orgânico.

Outro fator de popularidade e engagement é o senso de comunidade, que está no centro dos valores da marca. A mesma pesquisa mostrou que 71% dos utilizadores assiste sozinho mas 67% compartilha vídeos para fora da plataforma pois, mesmo as pessoas que ainda não aderiram, podem consumir o seu conteúdo através de outras redes sociais, através do compartilhamento feito de forma simultânea no Youtube, Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp. Ou seja, a maioria dos utilizadores socializa com amigos e família e, aqueles que criam conteúdo, convocam a ajuda de amigos ou familiares, reforçando ainda mais o espírito de coletividade.

Fonte: Blog eMania

Para as marcas que querem aderir

Após ficar a par de todas essas informações, as marcas que pretendem aproveitar da popularidade e sucesso do TikTok, devem atentar às seguintes dicas para a criação do conteúdo:

 – Focar em nichos – unir-se ao senso de comunidade e buscar grupos que tenham sintonia com a sua marca ou produto;

 – Criar conteúdo autoral e de repetição – comunicar-se de forma genuína e real para gerar conexão e utilizar-se da repetição para ser lembrado e identificado mais facilmente;

 – Acessibilidade – não esquecer de inserir legenda nos vídeos para ter um alcance ainda maior;

 – Informação e entretenimento – ter sempre em mente que o grande objetivo da plataforma é entreter e divertir os utilizadores, por isso, é imprescindível comunicar oferecendo uma experiência divertida e alegre;

Manter-se ativo – depois do conteúdo no ar, é muito importante interagir com a comunidade através dos comentários e hashtags

Esses dados são importantes para que as marcas saibam como se comunicar com o seu público e as possibilidades para atingir mais e mais pessoas através da app mais popular do momento.