Pauliny Zito
– Planner, copywriter e copydesk –
Existe o atendimento ao cliente antes do chatbot e existe o atendimento ao cliente depois do chatbot.
Das vantagens dessa ferramenta de marketing indispensável nos dias atuais, a otimização de tempo e da equipa é a principal delas.
E tempo, caro leitor, é dinheiro.
Pauliny Zito
– Planner, copywriter e copydesk –
Existe o atendimento ao cliente antes do chatbot e existe o atendimento ao cliente depois do chatbot.
Das vantagens dessa ferramenta de marketing indispensável nos dias atuais, a otimização de tempo e da equipa é a principal delas.
E tempo, caro leitor, é dinheiro.
Chatbot
Chatbot é um robot ou uma ferramenta que utiliza algoritmos e inteligência artificial para interagir através de conversas em linguagem natural com os clientes.
Alguns chatbots utilizam respostas previamente programadas; outros, mais avançados, oferecem respostas dinâmicas e personalizadas.
O chatbot aprende e adapta-se com o tempo, aprimorando as suas respostas tendo em conta os feedbacks recebidos.
Fonte: Freepik
Cinco tendências de 2023 que estão a impulsionar a experiência imersiva
Os clientes exigem experiências imersivas, isto é, interações naturais e fluidas com as empresas.
“De chatbots que simulam seres humanos reais a experiências de conversação em que os clientes podem iniciar uma interação em um canal e depois alternar facilmente para outro, a CX imersiva se resume a uma ideia simples: as pessoas querem ser vistas e ouvidas, ser tratadas não como uma transação ou um ticket, mas como os clientes altamente valiosos que são.” – Fonte: Zendesk Cx Trends de 2023
A pesquisa Zendesk Cx Trends de 2023 revelou cinco tendências que apontam para a nova era das experiências e estão a impulsionar a experiência imersiva.
1) As experiências de IA estão a tornar-se mais evoluídas e perfeitas
Dos consumidores que frequentemente interagem com o suporte:
Figura 1: Tendência 1 – As experiências de IA estão a tornar-se mais evoluídas e perfeitas – Zendesk Cx Trends de 2023
2) Empoderando os consumidores com experiências conversacionais
Sobre as expectativas do cliente para o serviço conversacional:
Figura 2: Tendência 2 – Empoderando os consumidores com experiências conversacionais – Zendesk Cx Trends de 2023
3) Os clientes querem mais personalização
59% querem que as empresas usem os dados coletados sobre eles para criar experiências personalizadas.
62% dizem que recomendações personalizadas são melhores do que as genéricas; e 60% acham que as recomendações personalizadas são valiosas.
4) O bem-estar e o sentimento do consumidor estão a redefinir a experiência do cliente
66% dos consumidores que costumam interagir com o suporte disseram que uma interação ruim com uma empresa pode arruinar o seu dia.
60% dos consumidores baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber.
5) As equipas de CX estão a quebrar silos
Apenas 22% dos líderes de negócios dizem que as suas equipas partilham bem os dados.
Isso é um problema. Deve haver uma real integração entre atendimento ao cliente, vendas e marketing, pois isso promete ótimos retornos: maior eficiência, melhores experiências do cliente e mais receita.
“A quebra de silos e o incentivo ao livre fluxo de informações entre as equipas desempenham um papel fundamental na CX imersiva.”
Porque razão deveria usar um chatbot?
A utilização de chatbots traz benefícios não só no atendimento ao cliente, mas também nas campanhas de marketing.
Automatiza o atendimento
O chatbot responde a perguntas frequentes, dúvidas e solicitações comuns, automatiza tarefas repetitivas e rotineiras, lidando com um grande volume de interações em simultâneo.
Reduz custos operacionais
Ao implementar o chatbot no atendimento ao seu cliente, já não é necessário uma grande equipa de profissionais para o fazê-lo. Sem contar que a disponibilidade 24/7 permite o atendimento ao cliente de forma imediata e ininterrupta.
Personaliza e melhora a experiência
As informações colhidas pelo chatbot possibilitam assertividade na comunicação: recomendações personalizadas, ofertas relevantes e com abordagem consoante às preferências dos clientes, aumentando conversões e vendas.
Melhora a qualidade do atendimento e o envolvimento
Ao fornecer respostas imediatas, precisas e personalizadas, o chatbot melhora a qualidade do atendimento aumentando a satisfação, o envolvimento e o interesse do cliente.
Gera leads qualificadas
O chatbot ajuda a capturar leads qualificadas através da recolha de informações de contacto como nome e e-mail durante as interações para o posterior envio de conteúdos e ofertas relevantes de campanhas ou ações de marketing, provendo boa experiência para a jornada do cliente.
Fonte: Freepik
Recolhe informações, analisa grande volume de dados e traz insights
Necessidades, desejos, perguntas, reclamações e dúvidas frequentes, problemas e dores, para além de tendências de comportamento são valiosas informações obtidas a partir da interação dos seus clientes com o chatbot.
Tudo isso pode ser útil para o negócio da marca, na criação de conteúdo nos diversos canais de comunicação, como website, blog, redes sociais etc.
As preferências, interesses e comportamentos de compra dos clientes podem ser utilizados para segmentar melhor as campanhas de marketing, personalizar as mensagens e oferecer produtos ou serviços mais relevantes.
Possibilita também traçar um perfil de cliente mais específico para melhorar os seus produtos e serviços e, inclusivamente, criar e lançar produtos complementares.
E ainda colabora na antecipação de problemas de acordo com a análise dos dados.
Dica extra: disparar pesquisas para o seu público por meio do chatbot é uma boa prática para colher dados importantes para a jornada de compra.
Direciona os clientes de acordo com a demanda
O chatbot avalia as necessidades do cliente em um primeiro atendimento e, se necessário, o direciona para o departamento mais adequado da empresa, como suporte técnico ou vendas.
Agiliza bastante o atendimento através de reconhecimento de voz e IA nas interações
A IA pode ser usada para criar assistentes virtuais e chatbots que interagem com os clientes através de reconhecimento de voz e processamento de linguagem neural.
Reorganiza as suas prioridades
A partir das informações recolhidas pelo chatbot, você ajusta as suas estratégias visando às necessidades dos clientes: gerencia melhor o stock e reduz a ruptura de estoque, implementa melhorias no atendimento e na experiência dos clientes etc.
Impulsiona as conversões
O chatbot orienta os utilizadores e os ajuda a tomar decisões ao fornecer informações adicionais, recomendações de produtos e até mesmo descontos exclusivos.
Mantém o seu negócio relevante
Acompanhar as tendências do mundo digital é mandatório para quem quer sobreviver e manter-se relevante no mercado.
O uso do chatbot agiliza o atendimento ao cliente e pode até ser mais um canal de vendas, ao possibilitar que ele efetue a compra através desta ferramenta.
Desafios da IA na experiência do cliente
Embora haja inúmeras vantagens da IA na experiência do cliente, há também desafios importantes a levar em conta.
Precisão dos dados
É imprescindível que os dados sejam precisos a fim de oferecer soluções personalizadas e eficazes.
Atendimento humanizado
Os clientes ainda valorizam o contacto humano em algumas situações.
Regulamentação e ética
As empresas devem estar em conformidade com as leis de privacidade e proteção de dados e também estabelecer práticas éticas relativamente ao uso da IA na interação com o cliente.
Como implementar um chatbot
O primeiro passo para implementar um chatbot no seu negócio é definir o objetivo final e em qual plataforma (website, aplicações de mensagens instantâneas, redes sociais etc.), e quais as funções que ele deve ter.
Feito isso, escolha a plataforma (Drift, Chatfuel, Manychat, entre outras) para criar e testar o seu chatbot.
A seguir, coloque-se efetivamente no lugar do seu cliente para criar uma conversa com perguntas e respostas de todos os possíveis cenários ou situações dessa interação.
Depois, faça todas as configurações e teste em tempo real, corrigindo eventuais erros.
Pronto! O seu chatbot está pronto para ser lançado, devendo ser monitorizado e otimizado constantemente de acordo com as interações e os feedbacks.
Exemplos de uso de chatbots
Website
O chatbot no website fornece suporte instantâneo através de uma caixinha geralmente disposta no canto inferior direito para interagir em tempo real com o cliente, respondendo a perguntas e dúvidas, fazendo marcações e reservas, auxiliando na navegação e oferecendo recomendações de produtos.
E-mails
Em campanhas de e-mail marketing, o chatbot personaliza a experiência do utilizador à medida que fornece mais informações sobre o produto ou serviço e tira dúvidas, aumentando o envolvimento e as hipóteses de conversão.
Redes Sociais
Nas redes sociais, o chatbot é útil para responder a comentários, mensagens privadas ou iniciar conversas com o objetivo de oferecer promoções ou informações relevantes.
Eventos
Em eventos, o chatbot pode ser integrado a totens interativos para oferecer aos visitantes informações sobre os produtos e o programa, e responder a perguntas.
Anúncios online
O chatbot em anúncios online permite que o utilizador experimente virtualmente o produto e receba recomendações personalizadas, aumentando o envolvimento e a chance de conversão.
Exemplos de chatbots por setor em diversos países
Financeiro
- Fidelity: atualizações do mercado e cotações de ações.
- NerdWallet: bot que aprende mais sobre o utilizador e as suas necessidades com o uso do cartão.
Alimentação
- Whole Foods: permite que utilizadores busquem receitas e encontrem locais de lojas.
- Taco Bell: o TacoBot ajuda as pessoas a fazer pedidos facilmente para o almoço.
- Domino’s: para receber a piza no tempo, em qualquer sítio e a qualquer hora.
- Burger King: bot com ofertas da rede de restaurantes.
- Pizza Hut: mostra locais próximos e opções de menu e pagamento.
Viagem
- KLM: envia informações de voo, check-in, bilhetes.
- Expedia: permite visualizar opções de hotel.
- Uber: integração do Uber no Facebook Messenger sem abrir a aplicação.
- Lyft: permite solicitar um passeio e notificar os amigos.
- Skyscanner: simplifica pesquisa de voos no Messenger, Skype e Amazon Echo.
- TripAdvisor: guias para viajantes.
- Visabot: fornece informações de vistos para imigrantes.
Jornais
- CNN: envia notícias personalizadas ou histórias específicas.
- NBC: no botão Breaking News, os utilizadores acompanham mais de 90 mil tópicos.
- WSJ: utilizadores visualizam mercados e notícias financeiras.
Saúde
- HealthTap: bot responde questões relacionadas à saúde.
- Boston Children’s Hospital: fornece aos pais informações de saúde para os filhos.
- MedWhat: assistente médico responde perguntas a médicos e pacientes.
Desporto
- TheScore: bot perfeito para fãs de desportos.
- NBA: permite que aficionados em basket conversem no Messenger.
- Toni: fornece informações aos fãs das ligas de futebol europeias.
- NFL: bot sobre a NFL da Sports Illustrated.
Retalho e E-commerce
- 1-800-Flowers: permite aos utilizadores enviar flores e presentes.
- eBay: ShopBot, um assistente de compras pessoal inteligente.
Moda e Beleza
- Victoria Secret PINK: permite que adolescentes encontrem o sutiã perfeito.
- H&M: oferece inspiração de roupa para adolescentes.
- Sephora: partilha vídeos de maquilagem, tutoriais e dicas.
- Burberry: bot da linha de moda high-end partilha novas coleções.
- TMY.GRL: personal fashion stylist da Tommy Hilfiger.
- Statsbot: assistente de análise pessoal.
Serviços de utilidade pública
- Hewlett-Packard: permite ao utilizador aceder às suas galerias de fotografias.
- The Weather Channel: partilha previsões diárias.
- Poncho: um previsor meteorológico.
- Nadia: pode ler emoções humanas, expressões faciais e perceber o seu tom.
- Lara: conselheiro de encontros.
Imóveis
- Apartment Ocean: chatbot de imóveis que constrói relações com clientes.
- Homehawkai: chatbot para imóveis.
Maior foco em experiências personalizadas e interativas
É o que foi sublinhado nas tendências de marketing digital em 2023.
Vivemos uma nova era do atendimento ao cliente no mundo digital, em que se espera que a interação seja cada vez mais imediata, eficiente e personalizada.
E o chatbot é a solução mais acessível para uma comunicação rápida, eficiente e automatizada, que vem ao encontro dessa demanda.