Não é horrível quando nos esquecemos de uma canção e a única coisa que nos conseguimos lembrar é o ritmo do refrão, e acabamos a cantarolar a algum amigo na esperança de descobrir que música é aquela? O Google resolveu esta questão, propondo-se como esse amigo.

Durante o evento global “Search On”, a empresa anunciou o #HumToSearch para ajudá-lo nesta busca. Agora basta cantarolar a melodia, e o Google irá encontrá-la, sem a necessidade de letras, do nome do artista ou sequer de um tom afinado.

Como funciona?

O Google apresenta tudo de forma muito objetiva: deve aceder à última versão da sua aplicação do Google ou usar o widget de pesquisa, ir ao ícone do microfone e dizer “what’s this song”. Alternativamente, pode premir o botão “pesquisar uma música”. Em seguida, comece a cantarolar a melodia por 10, 15 segundos. O resultado irá revelar as canções mais prováveis face ao som detectado.

demo do google #humtosearch

Como é que é possível?

De acordo com o Google, “o recurso funciona usando modelos de machine learning para transformar o áudio numa sequência baseada em números, que representa a melodia da música”.
De uma forma mais simples de entender, é como se cada música tivesse uma "impressão digital”, uma identidade única.
Estes modelos “identificam as músicas com base numa variedade de fontes, incluindo humanos a cantar, assobiar ou cantarolar, bem como gravações de estúdio.” Assim, os algoritmos eliminam todos os outros detalhes para uma melhor pesquisa, como os instrumentos, timbre e o tom da voz – o que é uma excelente notícia, pois significa que não é necessário ter uma boa afinação para ter sucesso nas buscas.
Por enquanto, o #HumToSearch está disponível apenas em inglês e em dispositivos iOS. Mas o gigante das pesquisas pretende expandir no futuro para mais de 20 idiomas no sistema Android.

Via Google